Dança

Dança

Aulas de Dança I

(18 meses aos 5 anos)

Estimule os seus filhos e o gosto pela arte musical através da dança criativa como um complemento ao desenvolvimento da criança como um ser total e único, que aprende de forma dinâmica e envolvente.  Este programa surgiu porque a equipa Gymboree achou importante que a dança criativa fosse uma opção de atividade para as crianças por forma a desenvolver as suas capacidades e a promover a partilha e confiança entre as mesmas.

A dança criativa é uma aula de exploração livre do movimento criativo de cada criança. Aborda o conhecimento do esquema corporal e educação auditiva, a dinâmica corporal e as suas possibilidades motoras e a estruturação das relações espaciais e temporais. Tendo como objetivos:

  • Ajudar a criança na descoberta do movimento como meio de expressão e de desenvolvimento de ideias, na descoberta das suas próprias formas de movimento, alargando estas descobertas à perceção espacial e temporal;
  • Familiarizar a criança com a sua imagem corporal, através de atividades motoras de experimentação. Perceção de que o corpo está dividido em partes, e que estas podem movimentar-se de formas diferentes;
  • Possibilitar através da expressão que a criança desenvolva aspetos biológicos, psicológicos, sociais e motores;
  • Mostrar à criança que esta é capaz de criar coreografias individuais ou de grupo, tendo como base as aulas e os estímulos do professor.

As aulas de dança criativa usam também a diversidade de jogos tradicionais portuguesas adaptados à dança.

 

A importância da Dança nas escolas

A importância da dança criativa nas escolas foi estudada há muitos anos por Rudolf Laban. Laban foi considerado como o pai da “dança-teatro”, e foi um bailarino de dança moderna do século XX. Dedicou maior parte da sua vida ao estudo da linguagem do movimento, em especial na educação.

A importância da dança nas escolas tem surgido cada vez mais como uma maneira de terapia para as crianças e como um caminho para o seu desenvolvimento social, motor e psicológico sendo que o nosso programa de Dança funciona também em modelo Gymboree On The Go nas escolas.

A professora Catarina Mota, Professora Gymboree e responsável por este programa, é licenciada em Dança pela Faculdade de Motricidade Humana e fez uma formação profissional em Dança Movimento Psicoterapia, no ISPA. Deu aulas de ballet a crianças dos 5 aos 16 anos, em Odivelas e Alverca, e neste momento dá aulas de dança criativa a crianças dos 7 aos 9 anos. Iniciou-se na dança aos 4 anos no clássico, de seguida no jazz, danças latinas, contemporâneo e danças africanas. Na faculdade aprendeu um pouco mais sobre o contemporâneo, moderno, danças de salão e sapateado. Para além de dança, frequentou também teatro durante 6 anos. No futuro quer seguir a dança terapia para ajudar os que mais precisam.

Ao longo do ano de 2017 está a decorrer o workshop de “Dança no Museu”  resultado de uma parceria realizada entre o Serviço de Públicos e Desenvolvimento Cultural, da Direção da Cultura da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) e o Gymboree Play & Music, tendo como palco o Museu de São Roque, em Lisboa.

Saiba mais sobre o Workshop aqui e inscreva-se para uma aula no Museu no evento do Facebook aqui.