Outubro 2016

Na Madeira há Jornadas Pedagógicas

14257494_1056550867746550_3611026697245850008_o

No dia 1 de outubro, decorreram as primeiras Jornadas Pedagógicas de Desenvolvimento Infantil, organizadas pelo Gymboree Funchal, no Auditório do Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira

Este evento contou com excelentes apresentações de vários especialistas de áreas associadas ao Desenvolvimento Infantil. As Jornadas Pedagógicas contaram com a sabedoria e a partilha do Professor Doutor Mário Cordeiro, médico pediatra, que apresentou uma comunicação intitulada “Guia de Afetos e Sentimentos para que os seus filhos cresçam felizes e equilibrados”. No final da sua apresentação, o Professor Doutor Mário Cordeiro esclareceu questões colocadas pelo público presente e reforçou a importância dos afetos, pois “a ciência já provou que o fator protetor mais importante do ser humano, que nos ajudou desde sempre a resistir foi termos a noção de que somos amados, que somos queridos, desejados.” (Prof. Doutor Mário Cordeiro).

As Jornadas Pedagógicas abordaram também outros aspetos do Desenvolvimento Infantil que são fundamentais para pais e educadores, como os “Modelos Curriculares na Educação de Infância”, apresentados pela Prof. Doutora Ana França Kot-Kotecki, ou as “Perturbações do Desenvolvimento na Primeira Infância”, apresentadas pela Dra. Graça Faria. A Psicomotricidade foi o tema da apresentação da Dra. Nádia Gonçalves e Dra. Carina Faria, especialistas em Desenvolvimento Infantil do Gymboree Funchal.

Os pais e educadores presentes no evento puderam também participar numa conversa de proximidade sobre “O brincar e a aprendizagem” dinamizada pela Dra. Hermínia Pontes do “Bicho da Seda – Centro de Estudos Criativos da Criança”.

A segurança foi também uma das temáticas relevantes nestas jornadas e alguns dos oradores convidados responderam a questões importantes para pais e educadores. Assim, a “Pink and Blue” esclareceu alguns princípios fundamentais sobre Segurança Rodoviária, com a apresentação “Transporte responsável: qual a melhor escolha para os nossos filhos?”, onde foram abordados elementos críticos de segurança rodoviária, incluindo algumas considerações fundamentais que os pais devem ter em conta ao adquirir uma cadeira auto para bebé.

Ainda sobre a questão da segurança, Gonçalo Félix, da Associação Madeira Emergência apresentou alguns comportamentos e técnicas de Suporte Básico de Vida e Primeiros Socorros Pediátricos. Porque o conhecimento adequado e a ação rápida pode salvar a vida de uma criança!

Parabéns à equipa do Gymboree Funchal pela organização e empenho em mais um evento de valor para os Pais e Educadores da Madeira!

 

14188686_1056550961079874_5828163698874172371_o jornadas-3
jornadas-2 jornadas-1